LANXESS Brasil
LANXESS worldwide

Corporate Website en | de

Asia

EMEA

Americas

Interactive Worldmap

Find all the contact information for the LANXESS sites worldwide

find out more
Contact

Neutros em emissões até 2040

Inovação para negócios mais sustentáveis

Para aprimorar a competitividade de mercado, a LANXESS aposta no desenvolvimento cooperativo de produtos e processos inovadores e responsáveis. Além de valorizar a inteligência coletiva produzida a partir de trocas com nossos stakeholders, essa prática expande a cultura da sustentabilidade, a inserindo dentro dos negócios dos nossos clientes.

Cooperação e Pesquisa

Além das atividades de pesquisa e desenvolvimento internas, a LANXESS investiu um dígito de milhões de euros na High-Tech Gründerfonds (HTGF) III. O fundo é uma parceria público-privada de investidores que apoia startups promissoras no setor de tecnologia, trazendo e lançando suas invenções no mercado. Para se ter uma ideia, o HTGF I, iniciado em 31 de maio de 2017, atingiu um volume total de investimentos de 245 milhões de euros
Assim como os dois precedentes, o HTGF III engloba uma ampla base de temáticas: robótica, Internet das coisas (IoT), energia, medicina e biotecnologia, química e software. Essa nova campanha nos reconecta com a cena de startups alemãs de alta tecnologia, nos permitindo descobrir novas tecnologias e identificar possíveis parceiros para cooperação.

Em parceria com a DexLeChem, uma startup de produtos químicos sediada em Berlim apoiamos também o curso de "Análise de dados para químicos e engenheiros químicos", oferecido pelo Instituto de Química e pela Fábrica de Invenção Química da TU Berlim. Ministrado pela primeira vez em 2019/2020, o projeto promove a formação de profissionais qualificados, capazes de fornecer conhecimentos químicos e digitais necessários para explorar todas as possibilidades da digitalização.
Em 2020, a LANXESS recebeu o selo de aprovação "Innovative through Research" pela Stifterverband für die Deutsche Wissenschaft (Fundação Alemã de Ciências). Desde 2014, a Stifterverband certifica empresas que conduzem pesquisas em reconhecimento à responsabilidade social junto ao Estado e à sociedade.

Pesquisa e desenvolvimento em sustentabilidade

Nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o foco é tornar os produtos e processos da LANXESS sistematicamente mais sustentáveis, viabilizando o sucesso econômico a longo prazo.
Para nós, inovação significa também desenvolver novos usos para produtos que já existem, como o desenvolvido pelo nosso fornecedor de tecnologia para extração do lítio. Recentemente, a Standard Lithium Ltd. concluiu a instalação piloto para a extração e processamento de sal de lítio na nossa unidade de El Dorado, nos Estados Unidos. O sal de lítio é necessário em grande escala para baterias de íon-lítio e é, portanto, uma matéria-prima crucial para a expansão da mobilidade elétrica. A LANXESS opera três fábricas que fabricam bromo em El Dorado, substância obtida a partir de uma salmoura extraída no local rica em lítio.

Inovamos também ao implantar a inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de novos materiais, o que nos permite reduzir em mais da metade o tempo de desenvolvimento das formulações necessárias. Em colaboração com a Citrine Informatics, empresa estadunidense especializada no desenvolvimento de produtos químicos com suporte em software, realizamos um projeto piloto no desenvolvimento de plásticos. Explorando as opções para o uso da IA para otimizar as fibras de vidro, aprimoramos as propriedades de nossos plásticos de alto desempenho, o que nos permite uma redução significativa do tempo de produção de pedidos personalizados.

Outro caso de pesquisa e inovação com implantação de IA é o projeto desenvolvido pela Citrine Informatics para a expansão da gama de produtos pré-polímeros. O desenvolvimento de um algoritmo para produtos químicos permitiu o acesso de dados de medição empíricos existentes, vinculando-os ao conhecimento dos especialistas em processos e calculando números adicionais. Com isso, apenas algumas medidas reais bastam para verificar os números já determinados com a IA. Munidos dessa plataforma, os especialistas em dados da LANXESS verificam a possibilidade de prever as formulações ideais, considerando os requisitos específicos do cliente e sua relação às características do produto.

Engajados no desenvolvimento de produtos com benefícios tangíveis para a sustentabilidade, desenvolvemos um pigmento preto que reflete 20% mais a radiação infravermelha próxima ao sol (NIR), em relação aos produtos convencionais. Com isso, telhados plásticos e elementos de fachada coloridos com Bayferrox 303 T aquecem muito menos. Isso permite uma redução da temperatura interna dos edifícios e, consequentemente, uma redução do consumo de energia do ar condicionado.
Na nossa unidade belga em Lillo, desenvolvemos um novo processo de purificação catalítica de gases residuais para a redução de óxidos de nitrogênio e de nitroso no ar de exaustão gerado com a produção de caprolactama. A medida é um passo importante para atingirmos nosso engajamento de neutralidade climática em 2040.

Mais exemplos de nosso trabalho inovador de pesquisa e desenvolvimento:

SOLUÇÕES DE DESINFECÇÃO E HIGIENE MICROBIANAS
A unidade de negócios LANXESS Material Protection Products se engaja na proteção contra microrganismos nocivos.

Para isso, desenvolvemos revestimentos de madeira, tintas de emulsão, vernizes e emplastros com base em ingredientes ativos altamente eficientes e produtos químicos especiais, principalmente para soluções de desinfecção e higiene. Um dos principais produtos é o desinfetante Virkon® S, usado na desinfecção veterinária para proteger contra 65 cepas de mais de 19 famílias de vírus, 400 cepas bacterianas e mais de 100 cepas de fungos. Ele inclui as principais doenças listadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como a gripe aviária H5N1, a gripe suína H1N1, a doença de Newcastle, a peste suína clássica e a febre aftosa.

PROTEÇÃO CONTRA O VÍRUS DA GRIPE EM AVES
Testes realizados por laboratórios internacionais independentes certificaram que o Virkon® S é eficaz contra cepas patogênicas do vírus da gripe altamente contagiosa em aves, mesmo em condições difíceis de contaminação orgânica pesada, diluição pela água da chuva, baixas temperaturas e exposição a uma ampla gama de organismos contaminantes encontrados em fazendas. O Virkon® S funciona com uma diluição de 1: 100 e como medida preventiva e contínua de biossegurança. É eficaz em todo o espectro de pH, sem a necessidade de aumento da concentração ou do tempo de exposição.

Com a alta da gripe aviária H5N8 em muitos países europeus e asiáticos, especialistas europeus aconselham os produtores a aumentar as medidas de biossegurança para minimizar o risco de infecção em milhões de aves europeias por outras migratórias selvagens infectadas. Apesar de mantidas em ambientes fechados, as aves ainda assim ficam vulneráveis. Sendo altamente contagioso, o vírus pode infectar os veículos e ser transportado para as fazendas através do contato com roupas e calçados dos trabalhadores.

CORES MAIS BRILHANTES E MAIS LIMPAS
A unidade de negócios LANXESS Inorganic Pigments estabeleceu novos processos de sustentabilidade para a produção de pigmentos vermelhos amarelados da marca Bayferrox®.

Os pigmentos inorgânicos das linhas de produtos LANXESS Bayferrox® e Colortherm® são utilizados no mundo todo para fabricar tintas e revestimentos. Sua gama de aplicações engloba tintas de emulsão para paredes internas ou fachadas de casas, mas também tintas e revestimentos industriais universais.

A estrutura básica desses pigmentos coloridos é composta por óxidos de ferro e cromo - substâncias que também ocorrem na natureza. No entanto, as propriedades dos nossos produtos sintéticos são muito superiores aos pigmentos naturais. Eles oferecem resistência máxima à luz, às intempéries, à química, com excelente poder de cobertura. Isso permite a preservação de cores inalteradas por anos.

Desde 1926, a LANXESS produziu mais de 13 milhões de toneladas métricas de pigmentos de óxido de ferro na maior fábrica especializada do mundo em Krefeld-Uerdingen, na Alemanha. A extensa linha de pigmentos de óxido de ferro e de cromo das marcas Bayferrox® e Colortherm® oferece um espectro de cores de amarelo a vermelho, preto, marrom e verde, o que permite a criação de mais de 100 tons diferentes.

USINA COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DEFINE PADRÕES AMBIENTAIS
Pigmentos vermelhos amarelados e brilhantes, os chamados "Novos Vermelhos", completam o portfólio de produtos da LANXESS. Esses produtos utilizam o processo Ningbo de fabricação, exclusivo e recém-desenvolvido. Considerado a instalação de pigmentos de óxido de ferro mais moderna do mundo, ele é usado pela primeira vez na unidade da LANXESS em Ningbo, na China, construída especificamente para esse projeto e inaugurada em 2016.

Tradicionalmente, a China produzia pigmentos vermelhos de óxido de ferro utilizando o processo Penniman, considerado prejudicial ao meio ambiente. O processo Ningbo desenvolvido pela LANXESS permite uma produção segura e ecológica de pigmentos de óxido de ferro de alta qualidade. Ele combina o controle inovador do processo com a purificação completa dos gases de escape de todos os óxidos de nitrogênio produzidos, incluindo o óxido nitroso (gás do riso) particularmente prejudicial ao meio ambiente. O controle do processo, a tecnologia da planta e a integração de calor também permitem uma redução significativa das necessidades energéticas.

UTILIZAÇÃO DA ÁGUA SUSTENTÁVEL

A LANXESS investe em soluções inovadoras para o tratamento de água.

Com o desenvolvimento de elementos de membrana, otimizados da série Lewabrane RO ULP e da marca de trocadores de íons Lewatit, a LANXESS obteve um uso mais eficiente e sustentável da água.

A tecnologia demanda uma pressão operacional 40% menor do que os elementos padrão, permitindo uma diminuição do uso de produtos químicos de limpeza e intervalos de limpeza maiores. O trocador de íons seletivo Lewatit TP 107 foi desenvolvido especialmente para o tratamento municipal de água potável, mas oferece vantagens importantes também no setor industrial, como no tratamento de águas residuais para as indústrias de couro e galvanoplastia.

Em comparação com os produtos convencionais, o Lewatit TP 107 rastreia mais impurezas em águas potáveis, subterrâneas e residuais, otimizando a remoção de substâncias perigosas, como o cromato. Nossos clientes tendem a associar as duas tecnologias, comprovadamente complementares.

TECNOLOGIA PARA A PROTEÇÃO SUAVE CONTRA MOSQUITOS E CARRAPATOS
Saltidin é um ingrediente ativo inovador fabricado pela subsidiária da LANXESS Saltigo, na Alemanha. O produto fornece proteção confiável e suave usada em muitos repelentes comuns de insetos e carrapatos sanguinários, reduzindo o risco de contração de malária, dengue, zikavírus, borreliose ou meningite.

MATERIAIS DE ALTO DESEMPENHO PARA MOBILIDADE ELÉTRICA
A LANXESS investe e expande sua marca Durethan de plásticos de alta tecnologia, com produtos reforçados com fibras de vidro.

A unidade de negócios LANXESS High Performance Materials desenvolveu Duretanos reforçados com fibra de vidro, especialmente indicados para a eletromobilidade. O material é altamente resistente a chamas e correntes de rastreamento. Combinando propriedades mecânicas ideais com boa capacidade de processamento, é ideal para uso em baterias de alto desempenho e no trem de força de veículos elétricos.

A construção leve e econômica permite sua incorporação à eletromobilidade. Dispondo de baixo conteúdo de monômero residual, esses novos produtos reduzem a exposição dos trabalhadores a substâncias potencialmente cancerígenas. Com a processabilidade aprimorada, são muito eficazes para aplicações intensas nas indústrias de pneus e rolos ou no setor de adesivos.

Ao otimizar a linha de produtos para pré-polímeros de poliuretano de alta pureza, conhecidos como produtos de baixo teor livre, a unidade de negócios Urethane Systems reiterou sua vocação para a inovação e liderança tecnológica global.