LANXESS Brasil
LANXESS worldwide

Corporate Website en | de

Asia

EMEA

Americas

Interactive Worldmap

Find all the contact information for the LANXESS sites worldwide

find out more
Contact

Metas de Desenvolvimento sustentável

A LANXESS e os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" da ONU - Metas de desenvolvimento sustentável


Estratégia para o planeta: Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Adotada por 193 empresas na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030 é a iniciativa coletiva e histórica, um passo importante em prol de uma "Estratégia para o Planeta". Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visam acabar com a pobreza, enfrentar as mudanças climáticas, proteger o meio ambiente, melhorar o acesso à saúde e educação, bem como construir instituições e parcerias fortes. Traçando esses objetivos, a comunidade internacional promove o progresso econômico global, a justiça social e respeita as necessidades ecológicas do planeta.


Metas de sustentabilidade na indústria química

Além dos governos nacionais, outros atores sociais da sociedade civil foram convocados para contribuir com o alcance das metas. Décadas atrás, a indústria química foi um dos primeiros setores industriais a se comprometer explicitamente na busca por um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Desde então, a conscientização da necessidade de ação nesse sentido amadureceu e se expandiu, indo bem além das fronteiras industriais e nacionais. Hoje, a sustentabilidade representa a viabilidade futura de um setor cujas suas soluções inovadoras aceleram o processo de implementação das metas globais.


Comprometidos com a sustentabilidade no sentido dos ODS

Pensar e agir de maneira sustentável e integrada colabora para que possamos atingir nossos objetivos corporativos de diferentes maneiras. Isso permite, entre outros, uma maior eficiência de recursos, a consolidação de um bom relacionamento com nossos stakeholders, uma maior conscientização de riscos e uma sólida estrutura de custos.
Nesse sentido, estabelecemos sete "tópicos materiais", princípios norteadores de nossas ações de sustentabilidade. Através de nossas atividades operacionais, buscamos constantemente agir em prol da valorização da nossa empresa, stakeholders e da sociedade. A partir de uma perspectiva holística, consideramos nossas atividades empresariais e seus impactos na sociedade, mais amplamente. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) operam, nesse sentido, como um quadro de referência e um guia de operacionalização.

Nosso objetivo é realizar constantemente progressos significativos em questões-chave de sustentabilidade, de acordo com os ODS. Para isso, é indispensável compreender como nossas prioridades estão alinhas às prioridades da comunidade global.


Os ODS e sua importância para a LANXESS

Realizamos uma análise detalhada mostrando onde e em que medida nossas prioridades de desenvolvimento sustentável se alinham aos ODS, comparando nossos principais temas com as metas globais até o nível sub-governamental. Avaliamos essas relações de acordo com dois fatores:

  • Fator de “correspondência”: em que nível os subobjetivos dos ODS e as prioridades da LANXESS se correlacionam?
  • Fator de “intensidade”: quão ativa está a LANXESS no apoio ao subobjetivo?


Para identificá-los, examinamos aspectos das nossas estruturas de governança, metas de sustentabilidade, compromisso social, produtos, cadeia de suprimentos, iniciativas e programas, pesquisa e desenvolvimento, entre outros.

A partir dessas conclusões, construímos a “Matriz LANXESS SDG". A guia reitera nossas oportunidades de comercialização de produtos como soluções para os principais desafios ancorados nos ODS, identificando também eventuais riscos e objetivos conflitantes.

A LANXESS reforça a importância das questões dos ODS também com os seus stakeholders em debates organizados anualmente.


Nossos impactos nos ODS: hoje e amanhã

Além das nossas contribuições para os ODS, nos comprometemos também a analisar nosso impacto às metas globais. Para isso, a LANXESS criou uma base teórica, a partir do seu conceito de “avaliação de impacto” que tem como objetivo reduzir nossos impactos negativos e expandir os positivos.

Partimos da premissa de que os resultados financeiros de uma empresa, por si só, não refletem adequadamente os benefícios e custos de suas atividades comerciais para a sociedade. Além disso, é imperativo pensar também no valor monetário dos benefícios e custos sociais. O cálculo permite confrontar-se a real contribuição da empresa para a sociedade ("resultado social"). A esse conceito, embutimos as influências positivas ou negativas de aspectos subjacentes aos ODS.

Os resultados mostram que a LANXESS gera valor social, tendo um efeito bastante satisfatório em muitos ODS. Notamos também que temos desafios que merecem nossa atenção e ação consistente, como é o caso, por exemplo, da área de proteção climática. Para isso, nos mobilizamos em busca de soluções que nos permitam cumprir cada vez melhor com as nossas metas de emissões, de acordo com os ODS.