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Sucessores de Hofman

A borracha sintética tornou-se ainda mais importante, à medida que se descobriu como formar cadeias moleculares a partir de módulos de borracha, como o metil-isopreno de Hofmann, com maior rapidez e sucesso do que antes. Foi a adição de sódio que possibilitou isto. Na década de 20, os sucessores de Hofmann conseguiram utilizar este metal e muitos truques de processos para criar a borracha sintética a partir do butadieno, um produto químico mais “simples”, se comparado ao módulo de borracha natural de isopreno. Este produto entrou para a história como “Buna” – um termo formado a partir de seus componentes químicos, o butadieno e o sódio (Na). 

 O próximo passo aconteceu pouco tempo depois, com os químicos Walter Bock e Eduard Tschunkur. Bock, em especial, foi responsável por combinar o butadieno com outro módulo altamente promissor – o estireno. Assim surgiu a “borracha de estireno” Buna S, que – em um formato muito mais evoluído – permanece como o principal componente dos pneus de carro nos dias de hoje. A patente para a copolimerização de butadieno e estireno foi concedida em 21 de junho de 1929.

Neste período também ocorreu a invenção de outra borracha em Leverkusen, e que tornou-se popular – a borracha nitrílica Buna N inventada pelos químicos Eduard Tschunkur, Helmut Kleiner e Erich Konrad. A patente para a nova borracha repelente ao óleo foi concedida em 26 de abril de 1930. A partir de 1938, este elastômero extraordinário foi comercializado com o nome Perbunan, para distingui-lo mais claramente do Buna S.

Gradualmente, a indústria de produtos químicos lançou mais e mais borrachas no mercado que exibiam novas propriedades técnicas. Junto com essas borrachas vieram inúmeras inovações no campo de produtos químicos de borracha que são essenciais para a fabricação de borracha, por exemplo, anti-oxidantes (antidegradantes) e aceleradores de vulcanização como o Vulkanox e o  Vulkacit. Os químicos e técnicos da LANXESS tiveram uma papel importante em muitos desses desenvolvimentos.

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