LANXESS Brasil
LANXESS worldwide

Corporate Website en | de

Asia

EMEA

Americas

Interactive Worldmap

Find all the contact information for the LANXESS sites worldwide

find out more
Contact

Projetos

Retrolavagem

Para melhorar a qualidade e assim reduzir o consumo de água utilizada na produção de pigmentos inorgânicos de óxido de ferro, a LANXESS realiza a Retrolavagem. Trata-se de um conjunto de medidas aplicadas desde o momento em que a água é coletada do Rio Tietê. Após ter sido utilizada no processo de produção, ela é tratada mais uma vez e devolvida para o rio, seguindo rígidos parâmetros. Toda a coleta e tratamento de água são analisados detalhadamente para que se tornem mais eficientes.

Esse sistema de reutilização da água na fábrica mostra que, por meio do gerenciamento eficiente de recursos escassos é possível alcançar resultados impressionantes. Desde 2004, ano em que o projeto de Retrolavagem foi instituído, a empresa reduziu aproximadamente 50% do seu consumo de água em sua unidade na cidade de Porto Feliz (SP). Lá são produzidos pigmentos inorgânicos de óxido de ferro sob as marcas Bayferrox® e Xadrez®. A quantidade de resíduos foi reduzida em cerca de 40%. E mais: a qualidade do produto, e consequentemente a sua competitividade, aumentou. Dados mostram ainda uma redução anual comparável ao consumo de quase 12 mil domicílios em Porto Feliz.

“A LANXESS valoriza operações responsáveis em que as ações sejam não só lucrativas para a empresa, mas também para a comunidade no entorno das unidades, bem como para nossos parceiros, clientes, fornecedores e funcionários. O desenvolvimento contínuo de processos é importante para a garantia da competitividade da empresa e mostra o compromisso com as regiões onde nós operamos. Como a realidade atual comprovou, atuar de forma sustentável é uma obrigação, integrando a economia, o meio ambiente e a competência social”, afirma Robert Madersdorfer, gerente da unidade da LANXESS em Porto Feliz.