LANXESS Brasil
LANXESS worldwide

Corporate Website en | de

Asia

EMEA

Americas

Interactive Worldmap

Find all the contact information for the LANXESS sites worldwide

find out more
Contact

Projetos

Cogeração

Cana-de-açúcar ao invés de petróleo: geração de energia com bagaço, neutralização de carbono.
Na unidade de Porto Feliz (SP) foi inaugurada recentemente uma usina de cogeração altamente eficiente para a produção de eletricidade e vapor. A nova central elétrica, com capacidade de 4,5 MW, funcionará à base de bagaço, um componente fibroso da cana resultante da produção de açúcar. Graças ao uso desta matéria-prima ecológica e sustentável, a energia pode ser produzida em uma base neutra de CO2. A quantidade liberada desse componente é exatamente igual àquela absorvida pelas plantações de cana-de-açúcar durante seu crescimento.

Desde 2010 a usina possibilita que a LANXESS gere toda a energia exigida para a produção de óxido de ferro, conhecida no mercado como Bayferrox®, na própria unidade e dispense os combustíveis fósseis em geral, como o petróleo. Assim, a empresa economizará com custos em energia e reduzirá as emissões de CO2 em cerca de 44 mil toneladas por ano para praticamente zero, comparado aos níveis de 2002.

E mais: as cinzas produzidas durante o processo poderão ser utilizadas como fertilizante. Outra vantagem é que a usina proporcionará um fornecimento de energia a longo prazo, confiável e economicamente eficiente para nossa unidade – garantindo assim nossa competitividade. Com um custo de cerca de 8 milhões de euros, a usina de cogeração representa o maior investimento da LANXESS em tecnologia ecológica no Brasil.

Pesquisa de Sastifação

Clique no link acima e dê sua opinião sobre o evento de inauguração da usina de cogeração de energia da LANXESS.

  • Video
  • Gallery