2019-07-03

LANXESS inicia operação da nova unidade de produção de pré-polímeros de alta performance no Brasil

  • Maior capacidade de produção de pré-polímeros de uretano em sua fábrica em Porto Feliz (SP)
  • Apoio à América do Sul com Centro de Desenvolvimento de Aplicações e Suporte técnico de última geração.

No ano em que comemora 40 anos do seu complexo industrial em Porto Feliz (SP), a LANXESS, empresa alemã de especialidades químicas, inicia a sua nova operação de pré-polímeros de alto desempenho, localizada na cidade. Com essa medida, que recebeu um investimento de R$ 10 milhões, a divisão de negócios de Sistemas de Uretanos da empresa amplia a sua capacidade produtiva no país, ao mesmo tempo em que instala um novo Centro de Desenvolvimento de Aplicações e Suporte Técnico com equipamentos de última geração para atender clientes na América Latina.


Para o head global da unidade de negócios de Uretanos da LANXESS, Markus Eckert, a nova operação reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro e sul-americano. “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer aos nossos clientes globais e da região uma excelente qualidade de produto e uma maior velocidade na entrega, assim como garantir suporte técnico e de engenharia a partir de uma configuração de site que combina produção, desenvolvimento de aplicações e assistência técnica”, avalia.


A presidente da LANXESS Brasil, Eliane Siviero, acrescenta que o negócio de uretanos é estratégico e os investimentos nessa área vão alavancar o crescimento e fortalecer a atuação local. “A nova unidade fabril traz inovação e vai permitir a ampliação da exportação dos nossos produtos”, destaca.


Globalmente, a LANXESS é uma empresa centrada no cliente, com o objetivo de fornecer suporte técnico para ajudá-los a crescer. Promover o intercâmbio inter-regional de conhecimento técnico é uma premissa da empresa. O seu time de especialistas no Brasil e em todo o mundo desempenha um papel fundamental como consultores e parceiros na criação de soluções inovadoras para atender ou exceder os requisitos e necessidades específicas dos mais diversos segmentos de mercado. Um exemplo dessa cooperação e inovação brasileira é o Royalbond®, um adesivo empregado na reciclagem de espumas de colchões e na produção de pisos emborrachados, que foi desenvolvido no Brasil e atualmente é comercializado também nos Estados Unidos.


Porto Feliz
O complexo industrial da LANXESS em Porto Feliz abriga, desde 1979, a maior unidade nas Américas de produção de Pigmentos Inorgânicos (IPG), comercializados sob as marcas Bayferrox® e Pó Xadrez. Além disso, fabrica uma gama de aditivos químicos voltados às indústrias de borracha, plásticos e corantes, da divisão Rhein Chemie (RCH). Há cinco anos, iniciou-se também a operação na fábrica de Plásticos de Engenharia de Alto Desempenho (HPM), hoje entre as mais modernas do mundo. A nova unidade de pré-polímeros de Uretanos (URE), a quarta expansão do complexo industrial, começou a ser construída em 2018 com apoio da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.


Para Wilson Mello Neto, presidente da InvestSP, a decisão da LANXESS de instalar em Porto Feliz sua nova unidade de Uretanos demonstra a diversidade econômica do Estado de São Paulo e sua capacidade em oferecer condições de mão-de-obra e infraestrutura que atendam a demanda dos mais variados setores. “É uma grande satisfação que mesmo depois de 40 anos já instalada no município, a LANXESS tenha escolhido São Paulo para ampliar suas operações no Brasil. Hoje em dia, a concorrência para atrair investimentos não ocorre apenas internamente no Brasil, mas concorremos também com outros países”, afirma Mello.


Unidade de Sistemas de Uretanos
A unidade de negócios de Uretanos da LANXESS fornece sistemas para a indústria global de PU com expertise em elastômeros fundidos, revestimentos, adesivos e selantes. O portfólio inclui pré-polímeros de isocianato convencionais e com baixo teor de isocianato, e dispersões aquosas especiais de poliuretano (PUDs). Além disso, produz catalisadores e agentes de cura para elastômeros fundidos e tecnologias para revestimentos, adesivos e selantes para projetar sistemas completos que atendam as necessidades específicas dos clientes. A unidade é especialista em sistemas de pré-polímeros sem solventes e livres de monômeros, bem como os reticuladores bloqueados de fácil utilização. As instalações industriais e centros de desenvolvimento de aplicações de Uretanos da LANXESS estão localizados em todas as principais regiões econômicas do mundo, incluindo Brasil, EUA, Índia, China, Austrália, Itália e Inglaterra.


Sobre a LANXESS
A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas com vendas de EUR 7,2 bilhões em 2018. Atualmente, a empresa tem cerca de 15.500 funcionários em 33 países e é representada em 60 localidades de produção em todo o mundo. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade da Dow Jones (DJSI World e Europa) e no FTSE4Good.


Declarações prospectivas
Este comunicado versão da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e pontos de vista da empresa ou citados de fontes de terceiros. Diversos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, situação financeira, desenvolvimento ou desempenho da LANXESS AG sejam materialmente diferentes das estimativas expressas ou implícitas neste documento. A LANXESS AG não dá nenhuma garantia de que os pressupostos subjacentes a essas declarações prospectivas estejam livres de erros, nem assume nenhuma responsabilidade pelo futuro rigor das opiniões expressadas neste documento nem pela real ocorrência das previsões. Nenhuma declaração ou garantia (expressa ou implícita) será dada, e nenhuma confiança deve ser colocada em quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões, contidas neste documento. Nenhuma responsabilidade será assumida em relação a erros, omissões ou distorções contidas neste documento, por conseguinte, nenhum representante da LANXESS AG ou de qualquer de suas empresas afiliadas e nenhum dos diretores ou funcionários de tais pessoas se responsabilizará por qualquer coisa resultante direta ou indiretamente da utilização deste documento.


Informação para editores:
Todos os comunicados de imprensa da LANXESS e fotos que acompanham podem ser encontrados em press.lanxess.com. Fotos recentes dos diretores e outras imagens da LANXESS estão disponíveis em http://photos.lanxess.com. Imagens de TV podem ser encontradas em http://globe360.net/broadcast.lanxess/.

Você pode encontrar mais informações sobre os produtos químicos da LANXESS em nossa WebMagazine em http://webmagazine.lanxess.com.


Siga-nos no Twitter, Facebook, Linkedin e YouTube:

http://www.twitter.com/LANXESS
http://www.facebook.com/LANXESS
http://www.linkedin.com/company/lanxess
http://www.youtube.com/lanxess
 

  • Gallery