2021-09-28

LANXESS expande serviços ao consumidor para o setor de eletroeletrônicos

  • Companhia desenvolve molde experimental focado na aplicação e realiza pesquisas das características de processamento de compostos complexos para aplicações elétricas e eletrônicas
  • Empresa desenvolve ainda análise e avaliação de desafios próximos à realidade na produção de peças

Além da indústria automotiva, a indústria elétrica e eletrônica (E&E) é o campo de aplicação mais importante para os compostos termoplásticos Durethan (poliamida 6 e 66) e Pocan (polibutileno de tereftalato) da LANXESS. A empresa de especialidades químicas espera um forte aumento na demanda por variantes retardantes de chama destes plásticos devido a fatores como o aumento da mobilidade elétrica e da digitalização em todas as áreas. Os moldadores desses plásticos estão sendo apoiados por uma ampla gama de serviços técnicos, como análises de propriedades de fluxo e desmoldagem. A LANXESS expandiu recentemente sua oferta de serviços nesta área. Um molde de injeção experimental para uma peça com foco em aplicação foi desenvolvido no próprio laboratório técnico da empresa para processamento de polímero na planta de Dormagen, na Alemanha. O molde reflete os desafios típicos encontrados durante a moldagem por injeção de poliamida retardantes de chama e compostos de poliéster.

"Queremos usar este molde para a análise realista de novos materiais retardantes de chama e estabilizados por hidrólise. Primeiramente, nosso objetivo é identificar suas características especiais de processamento com antecedência para que possamos adaptar as formulações, quando necessário, já durante o estágio de desenvolvimento do produto", explica Katharina Schütz, engenheira de projeto no laboratório de processamento de polímeros da unidade de negócios High Performance Materials (HPM) da LANXESS na Alemanha. "Na sequência, queremos dar aos processadores de nossos plásticos retardadores de chama recomendações específicas de processamento para produção em série", finaliza.

 

 

Reproduzindo e abordando os desafios do cliente de uma maneira baseada na prática

 

A maioria dos termoplásticos retardantes de chama tem uma janela de processamento mais estreita do que os produtos padrão, devido aos aditivos que são usados. Se os parâmetros do processo não forem escolhidos de forma adequada, isso pode resultar em depósitos no molde ou em defeitos de superfície no componente. O processamento inadequado também pode prejudicar as propriedades mecânicas dos compostos. Schütz ainda complementa: "Este molde experimental nos permite reproduzir esses desafios de uma maneira baseada na prática e encontrar maneiras de melhorar este desempenho."

O molde de injeção desenvolvido pelos especialistas em plásticos da HPM é uma peça demonstrativa semelhante a uma caixa, altamente funcional, que integra vários aspectos de diferentes áreas de aplicação. Sua geometria complexa exibe mudanças repentinas na espessura da parede, aberturas, seções planas maiores, nervuras e "imitações" grosseiras de conexões de plug. Snaps fits com diferentes geometrias - semelhantes àqueles em, por exemplo, blocos de terminais - também foram integrados junto com castelos de parafusos de diâmetros variados.

 

 

Testes de análise de material no componente

 

"A peça, que possui o tamanho de uma palma da mão, também pode ser usada para testes mecânicos, elétricos e retardadores de chamas para avaliar o desempenho de um material dependendo de vários parâmetros de processo e geometria prática", explica Sarah Luers, especialista em desenvolvimento de aplicativos E&E na unidade HPM da LANXESS. Os testes que HPM realiza, entre outros em seu centro de teste de peças, incluem testes de queda, medições de resistência de rastreamento de acordo com UL 746A (Índice de Rastreamento Comparativo, CTI) ou testes de fio incandescente de acordo com IEC 60695-2-11 a -13.

 

 

Na peça altamente funcional do demonstrador, vários aspectos de diferentes áreas de aplicação são integrados. A peça do tamanho da palma da mão pode ser usada para testes mecânicos, elétricos e retardadores de chamas para avaliar o desempenho de um material.

 

 

HiAnt - uma oferta de serviço que vale o investimento

 

Todos estes serviços dirigidos a parceiros de projetos fazem parte da marca HiAnt, que engloba a vasta gama de competências que a HPM tem para oferecer no desenvolvimento de materiais, aplicações, processos e tecnologias. O suporte cobre todos os estágios de desenvolvimento de aplicativos - desde o projeto de design, otimização de material e simulação mecânica e reológica até o início da produção em série.

 

 

Análise de fissuras por tensão em peças metálicas overmolded

 

A HPM está constantemente expandindo sua série de ferramentas de processamento para que possa continuar a fornecer suporte eficaz para seus clientes na indústria de E&E. Um molde experimental para peças híbridas de plástico e metal também será colocado em operação no futuro. "Componentes de plástico com inserções de metal overmolded podem ser suscetíveis a rachaduras por tensão quando expostos a grandes flutuações de temperatura. Queremos usar o novo molde híbrido para investigar e melhorar a resistência a rachaduras de materiais que estamos desenvolvendo especialmente para essas aplicações", diz Luers. A unidade de negócios também planeja usar o molde para validar um modelo de simulação para prever rachaduras por tensão dependendo de fatores como o material, geometria do componente e parâmetros de processamento.

Para mais informações sobre os componentes retardantes a chamas da LANXESS e os serviços HiAnt relacionados, acesse https://www.flame-retardancy.lanxess.com e https://www.hiant.lanxess.com, respectivamente.

 

 

Sobre a LANXESS:

 

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

 

 

Declarações prospectivas

Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

 

 

Informações para editores:

 

Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados em https://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em https://photos.lanxess.com.

Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" em https://inside.lanxess.com.

 

Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:

https://www.twitter.com/LANXESS

https://www.facebook.com/LANXESS

https://www.linkedin.com/company/lanxess

https://www.youtube.com/lanxess