2021-10-18

LANXESS aprimora sua resina de troca iônica para aplicações de água ultrapura em processos da indústria eletrônica

• A resina de troca iônica da LANXESS para remoção de oxigênio agora também está disponível para aplicações de água ultrapura
  • Produto Lewatit da empresa foi atualizado para uso na indústria de eletrônicos e em tecnologia de microssistemas
  • Remoção catalítica de peróxido de hidrogênio sem a necessidade de hidrogênio

A empresa de especialidades químicas LANXESS atualizou sua resina de troca iônica Lewatit K 7333 para remoção de oxigênio para uso na indústria eletrônica. A matriz de polímero aprimorada em conjunto com uma fórmula modificada permite agora a produção de uma resina aniônica fortemente básica dopada com paládio com o mais alto grau de pureza, permitindo que seja usado para a produção de água ultrapura (UPW) para a fabricação de semicondutores e para polimento de água. Somente trocadores de íons especialmente purificados são usados ​no produto para produzir água com um nível de pureza extremamente alto.

Como um dos principais fabricantes de resinas de troca iônica, a LANXESS tem como objetivo conquistar novos clientes na indústria eletrônica com esse novo produto e fortalecer sua posição no mercado.

Produto de sucesso, atualizado para aplicações pioneiras
Há alguns anos, o trocador de íons foi implantado com sucesso para a remoção catalítica de oxigênio da água processada. "A água com oxigênio flui por um filtro que é preenchido com Lewatit K 7333. No contrafluxo, o hidrogênio passa pelo filtro. O trocador de íons dopado com paládio atua como um catalisador. O hidrogênio e o oxigênio reagem em um processo de ‘combustão fria’ para formar água", explica Hans-Jürgen Wedemeyer, gerente de marketing técnico da unidade de negócios Liquid Purification Technologies (LPT) da LANXESS.

Uma outra aplicação para o Lewatit K 7333 é a remoção catalítica de H2O2 (peróxido de hidrogênio) sem a necessidade de hidrogênio. Essa tecnologia é cada vez mais utilizada para a produção de água ultrapura. A água ultrapura de qualidade ainda mais alta produzida dessa maneira é necessária porque o conteúdo residual de íons para os intervalos de módulos cada vez menores na indústria de semicondutores é especificado na faixa ppt / ppq. O teor de TOC (carbono orgânico total) deve estar idealmente no limite de detecção. "Os requisitos de pureza da água estão se tornando cada vez mais exigentes em resposta ao aprimoramento e ao refinamento dos módulos, o que significa que é cada vez mais importante que a contagem de partículas na faixa nanométrica seja fortemente reduzida", diz Wedemeyer.

Para atingir esses valores bastante baixos, uma lâmpada UV especial é usada. A lâmpada oxida qualquer organismo residual na água para produzir CO2. Dessa forma, os trocadores de íons os absorvem na forma de carbonato de hidrogênio. Um efeito colateral adverso durante o tratamento com luz ultravioleta é a formação de peróxido de hidrogênio (radiólise), que pode danificar os trocadores de íons. Isso leva ao aumento dos níveis de TOC e à formação de partículas nos trocadores de íons. A Lewatit K 7333 dopada em paládio elimina o peróxido de hidrogênio formado por radiólise até a faixa de ppt baixa, com o próprio trocador de íons responsável apenas por contaminação mínima com TOC, partículas ou íons residuais.

"Essa tecnologia já está sendo usada em muitas plantas novas e está sendo adaptada em plantas existentes. É por isso que esperamos um aumento na demanda por nosso trocador de íons Lewatit K 7333 para que possamos atender aos requisitos cada vez mais rigorosos em relação à pureza da água na indústria de semicondutores", disse Wedemeyer.

Análise de íons em um laboratório da LANXESS em Leverkusen.

Trocadores de íons - indispensáveis ​​para procedimentos de química úmida na indústria eletrônica

O UPW é um ingrediente indispensável no processamento de wafers (placas semicondutoras) ou nos procedimentos químicos úmidos complexos envolvidos na fotolitografia, na produção de microeletrônica e nanoeletrônica. Esses processos são usados ​​para fabricar componentes semicondutores, como processadores de computador, chips de memória, diodos emissores de luz (LEDs), telas de cristal líquido (LC) e LED, e módulos fotovoltaicos. O UPW também é usado em tecnologia de microssistemas para a fabricação e processamento de componentes mecânicos miniaturizados para microbombas, micromotores e microválvulas, por exemplo. A água ultrapura é um pré-requisito importante para prevenir ou remover depósitos ou impurezas de estruturas delicadas até a faixa nanométrica que, de outra forma, resultaria em falhas de produção e em taxas de rejeição altas. "À medida que a eletrônica se torna cada vez menor, os requisitos de qualidade em relação ao UPW continuam a aumentar", diz Wedemeyer.
Mais detalhes podem ser conferidos em https://www.lewatit.com .

Sobre a LANXESS:

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários e especialidades químicas, aditivos e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

Declarações prospectivas
Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

Informações para editores:

Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados em press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em photos.lanxess.com. Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" em inside.lanxess.com.

Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:

www.twitter.com/LANXESS

www.facebook.com/LANXESS