2021-09-28

Deixando o motor respirar adequadamente

  • O objetivo pode ser alcançado com a utilização de invólucro do atuador de controle de fluxo de ar feito de polibutileno-tereftalato (PBT) e com o uso de solda de transmissão a laser na fabricação
  • O produto é altamente durável em condições quentes e úmidas, além de possuir alta estabilidade dimensional

Compostos à base de polibutileno-tereftalato (PBT), que oferecem não apenas alta estabilidade de hidrólise em condições de calor e umidade, mas também boa transparência a laser para soldagem por transmissão a laser são difíceis de encontrar. Isso ocorre porque essas duas propriedades de materiais são geralmente mutuamente exclusivas. A LANXESS, no entanto, agora oferece vários compostos PBT que reconciliam com sucesso as duas propriedades. Um exemplo é o Pocan B3233HRLT (resistente à hidrólise, transparência a laser), que já é usado em uma variedade de aplicações de grandes séries e pode ser empregado na fabricação, por exemplo, de caixas para atuadores mecatrônicos para controle de fluxo de ar. Um fabricante automotivo com sede no sul da Alemanha está equipando vários de seus motores a diesel com esses atuadores. Os atuadores são desenvolvidos e fabricados pela Sogefi Air & Cooling SAS em Orbey, na França. A empresa faz parte da Sogefi S.p.A., um grupo empresarial italiano que está entre os principais fornecedores mundiais de sistemas de filtro, componentes de chassis flexíveis e sistemas de admissão de ar e refrigeração do motor para veículos.


Processo de produção econômico

"Nosso composto PBT foi escolhido porque suporta as altas temperaturas sob o capô de um carro, mesmo em condições de muita umidade", diz Jean-Marie Olivé, especialista em desenvolvimento de aplicações na unidade de negócios High Performance Materials (HPM) da LANXESS. "Nosso material também é caracterizado por seu baixo empenamento e por sua alta estabilidade dimensional, propriedades que o tornam ideal para as geometrias complexas dessas caixas compactas." E mesmo quando o material é tingido de preto, ele ainda oferece um alto nível de transparência na faixa de comprimento de onda dos lasers normalmente empregados para soldagem por transmissão a laser de plásticos. "Isso garante uma soldagem estável e eficiente dos componentes da caixa", diz Olivé.


Excelentes resultados de testes

A excelente resistência do Pocan B3233HRLT a ambientes quentes e úmidos é demonstrada no teste de longa duração SAE / USCAR-2 Rev. 6, que é conduzido de acordo com um padrão estabelecido pela American Society of Automotive Engineers (SAE) e considerado como um dos testes mais exigentes do mundo quanto à estabilidade de hidrólise de plásticos. Para tanto, uma peça acabada é exposta a fortes mudanças de temperatura em umidades relativas de até 100% ao longo de vários ciclos. Olivé, da LANXESS, esclarece: "Em testes de amostras conduzidos em condições semelhantes, nosso composto atende aos requisitos da Classe 3 e, portanto, pode suportar temperaturas de até 125 ° C."


Soldagem por transmissão a laser - a última tendência

A soldagem por transmissão a laser é um método de união para componentes feitos de termoplásticos. É ideal para a produção econômica e suave de componentes muito pequenos com geometrias complexas, tornando-os perfeitos para a tendência para funções elétricas e eletrônicas miniaturizadas. O procedimento usa a energia da luz a laser. Um feixe de laser passa por um componente transparente e é absorvido por um segundo componente - geralmente pigmentado de preto - embaixo. A absorção cria calor, que derrete a superfície do segundo componente. Por sua vez, a condução de calor amolece a superfície do primeiro componente, permitindo que uma forte adesão de solda se forme entre os dois componentes. No caso do atuador, a parte transparente a laser é feita de Pocan B3233HRLT com coloração preta transparente a laser, enquanto a metade da carcaça absorvente é feita de Pocan B3233HR.

Processo de combustão otimizado


Atuadores de controle de fluxo de ar são parte dos sistemas de gerenciamento de ar em motores de combustão. Eles são responsáveis por controlar o fornecimento de ar ao módulo de admissão e, ao mesmo tempo, garantir turbulência de ar suficiente. Eles ajudam a otimizar os processos de combustão e, portanto, desempenham um papel fundamental para garantir que o motor seja altamente eficiente, o que se reflete em alta economia de combustível e, consequentemente, em baixos níveis de consumo.


O PBT Pocan B3233HRLT transparente a laser e o PBT Pocan B3233HR de absorção a laser são usados para fabricar caixas para atuadores mecatrônicos de controle de fluxo de ar. Foto: LANXESS

 
Sobre a LANXESS:
A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários e especialidades químicas, aditivos e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.


Declarações prospectivas
Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.


Informações para editores:
Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados em https://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em https://photos.lanxess.com.

Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" em https://inside.lanxess.com.


Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:
https://www.twitter.com/LANXESS
https://www.facebook.com/LANXESS
https://www.linkedin.com/company/lanxess
https://www.youtube.com/lanxess