2021-12-02

Novo corante da LANXESS aumenta a segurança em veículos elétricos

• O portfólio de corantes da companhia agora inclui cores sinalizadoras para a indústria de plásticos
  • O novo laranja RAL 2003 brilhante foi lançado para uso em componentes de alta tensão, em veículos elétricos
  • Os componentes vivos agora podem ser coloridos permanentemente com Macrolex Orange HT estável ao calor

A empresa de especialidades químicas LANXESS desenvolveu um novo corante que pode ser usado para colorir permanentemente poliamidas (PA) e outros plásticos com a cor Laranja RAL 2003. O corante orgânico solúvel Macrolex Orange HT é altamente estável ao calor, resistente à luz e às intempéries e oferece excelente intensidade de cor e brilho.

Ao contrário da maioria dos corantes convencionais, o Macrolex Orange HT é perfeito não apenas para PA, mas também para outros tipos de plásticos comuns, como policarbonato (PC) ou sulfeto de polifenileno (PPS) que, devido às suas altas temperaturas de processamento, normalmente representam um desafio para os corantes. O novo produto, livre de halogênio, oferece uma coloração de alta precisão e qualidade consistente (dE ≤ 0,7), o que é particularmente importante para tons de laranja. Uma diferença de cor de dE <1 geralmente não pode ser percebida pelo olho humano. Além disso, o novo "laranja de alta tensão" da LANXESS é econômico graças à sua alta intensidade de cor.

"Testamos exaustivamente nossos novos produtos em condições reais e, juntamente com a unidade de negócios de High Performance Materials (Materiais de Alto Desempenho) da LANXESS, colorimos compostos com Macrolex Orange HT no centro técnico de plásticos em Dormagen, na Alemanha, e realizamos testes quanto à sua adequação para o processamento de plásticos", disse o Dr. Lars May, head de Aplicação de Tecnologias em Plásticos da unidade de negócios Polymer Additives (Aditivos de Polímero) da LANXESS.

Além das aplicações de alta tensão, o Macrolex Orange HT também pode ser usado para colorir outros produtos plásticos de alta qualidade, como caixas para ferramentas e outros dispositivos eletrônicos, bem como plásticos técnicos para peças de veículos e aplicações estruturais

Cor que avisa sobre perigos em potencial

Os veículos com acionamentos elétricos estão naturalmente expostos a tensões e correntes mais altas do que os motores de combustão. É possível haver tensões de até 400 V DC no circuito da bateria e de até 1000 V AC no circuito do motor, com tensões AC excedendo 42 V e tensões DC excedendo 60 V já consideradas potencialmente fatais.

É por isso que os componentes energizados de um acionamento elétrico são coloridos de laranja brilhante, para que possam ser identificados de forma rápida e fácil. Como resultado, o novo produto Macrolex Orange HT ajuda a reduzir o risco de acidentes durante o manuseio de motores elétricos.

Corantes, pigmentos e preparações para uma ampla gama de aplicações

Os corantes da linha Macrolex da LANXESS permitem uma ampla gama de aplicações potenciais e oferecem excelente compatibilidade, com muitos polímeros e processos de fabricação. Eles também atendem a vários requisitos legais para uso em embalagens de alimentos ou brinquedos infantis.

A linha de corantes oferecida pela unidade de negócios Polymer Additives compreende cerca de 150 produtos e, além dos corantes da marca Macrolex, uma linha de pigmentos e preparações de pigmentos para uso em uma ampla gama de aplicações exigentes.

Informações detalhadas estão disponíveis aqui.

Sobre a LANXESS:

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa possui atualmente cerca de 14.900 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

Declarações Prospectivas

Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e visões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, posição financeira, desenvolvimento ou desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas neste documento. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela precisão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos previstos. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita e nenhuma confiança deve ser depositada em quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou distorções aqui contidas, e, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou de qualquer uma de suas empresas afiliadas ou de qualquer um dos executivos, conselheiros ou funcionários dessa pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

Informações para editores

Todos os comunicados à imprensa da LANXESS e as fotos que os acompanham podem ser encontrados aqui. Fotos recentes da Diretoria Global e outros materiais de imagem da LANXESS estão disponíveis aqui .

Você pode encontrar mais informações sobre a química da LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" .

Siga-nos no Twitter , Facebook , Linkedin e YouTube