2015-12-14

LANXESS realiza oficinas de fotografia para crianças e jovens das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil

A iniciativa faz parte de projeto cultural apoiado pela companhia no âmbito da Lei Rouanet e atendeu cerca de 300 crianças em 4 Estados

A LANXESS, empresa líder em especialidades químicas, se uniu ao fotógrafo Valdemir Cunha, um dos principais documentaristas de meio ambiente e natureza do Brasil, para apoiar a realização de um livro fotorreportagem, que mostra como o povo brasileiro lida com a água em seu cotidiano. As imagens captadas por Valdemir Cunha fazem parte do livro Água, que acaba de ser lançado com o patrocínio da LANXESS. O projeto Água também incluiu uma série de cinco oficinas de fotografia,  realizadas em 4 Estados e que atenderam cerca de 300 crianças e jovens, entre 10 e 16 anos – também com o apoio da LANXESS.

As oficinas foram realizadas em escolas do ensino fundamental e médio e em associações de bairro, nas cidades de Cabo de Santo Agostinho (PE), Duque de Caxias (RJ), Porto Feliz (SP), São Leopoldo (RS) e Nova Santa Rita (RS). Os workshops foram desenhados para atender duas turmas de 30 jovens cada, com idades entre 11 e 15 anos. Nessas oficinas, os alunos praticaram fotografia com a câmera que Valdemir usou para fazer o livro e também utilizaram seus próprios celulares para fotografar, aprendendo com esse exercício os conceitos de composição, estética e luz. O fotógrafo aproveitou ainda para trazer para a turma uma visão crítica das redes sociais e da imagem como forma de comunicação.

Todos os participantes ganharam uma versão do livro adaptada especialmente para eles, com imagens coloridas e diferentes das que foram escolhidas para compor o livro. Os autores das três melhores fotos de cada turma receberam como prêmio um exemplar do livro Água e a escola ganhou uma cota da obra para ser disponibilizada em suas bibliotecas e utilizada pelos professores no dia a dia do trabalho com os alunos.

As oficinas ocorreram nas associações de bairro do Bela Vista e de Sapucaia, em Cabo de Santo Agostinho (PE) e no centro de Duque de Caxias (RJ), com alunos do Colégio Guadalajara. Em Porto Feliz, o projeto foi apresentado na escola rural EMEF Prof.ª Maria Aparecida Fernandes Leite e, na região sul, a apresentação aconteceu na Escola Miguel Couto, em Nova Santa Rita, e na Escola Municipal Santa Marta, em São Leopoldo.

Sobre a LANXESS

A LANXESS (www.lanxess.com.br) é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 8 bilhões de euros em 2014. Atualmente conta com cerca de 16.600 funcionários, distribuídos em 29 países. A companhia está presente em 52 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários.

No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 10 unidades de negócio, possui aproximadamente 1.000 funcionários, cinco unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

A LANXESS é uma companhia membro do Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good.

www.facebook.com/LANXESS
www.facebook.com/concursocicloverde
www.youtube.com/LANXESSTV

Livro: Água