2017-07-11

LANXESS expande sua gama de membranas para osmose reversa

• Três novos produtos da linha Lewabrane para tratamento de água potável e águas residuais
  • Remoção de oligoelementos no fim do ciclo do tratamento
  • Planta piloto que incorpora as membranas Lewabrane, entrará em operação em julho de 2017

A característica “ULP” ou “Ultra Low Pressure”, se dá pela capacidade dessas membranas em removerem esses componentes orgânicos quase que completamente, mesmo com baixas pressões de operação. “Os sistemas de água potável processam gigantescos volumes de água superficial, muitas vezes diariamente. Portanto, para minimizar os custos de investimento, é desejável ter uma membrana com alta permeabilidade à água e, portanto, uma alta taxa de fluxo, como a nossa linha Lewabrane OR ULP”, explica Scheffler.

Para reduzir a formação de depósitos orgânicos - como, por exemplo, bioincrustantes - em águas residuais, a membrana ULP possui a superfície mais hidrofílica de todas as classes de produtos Lewabrane. Graças a este comportamento hidrofílico, uma película fina e protetora de água se forma na superfície da membrana, o que reduz a absorção de substâncias orgânicas.

Os espaçadores na ASD, que são inseridos nos elementos das membranas criam espaço entre suas superfícies e fazem com que a água flua mais facilmente, o que também reduz a incrustação. Possuem um design de filamentos alternados (ASD), que compreende filamentos de espessura diferentes, que provocam um fluxo uniforme consequentemente reduzindo o biouflouling. Essas características reduzem os custos operacionais porque são necessários menos produtos químicos para a limpeza e o intervalo entre as mesmas pode ser estendido.

Projeto Multi-ReUse: Lewabrane em soluções de fim de ciclo

O projeto de pesquisa sobre "Tratamento e monitoramento modular em reciclagem de águas residuais (Multi-ReUse)" foi lançado em 2016, com financiamento do Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Este projeto tem como objetivo desenvolver e melhorar processos para o uso econômico de águas residuais. Neste contexto, a Associação de Gestão da Água (OOWV) da Alemanha uniu forças com parceiros de pesquisa - IWW Zentrum Wasser GmbH e o Centro de Biofilmes da Universidade de Duisburg-Essen (UDE) - e com empresas de equipamentos- inge GmbH, IAB Ionenaustauscher GmbH Bitterfeld (subsidiária da LANXESS) e De.EnCon GmbH - para desenvolver processos flexíveis para a produção de volumes de água de qualidade definidos. Para alcançar seus objetivos, o consórcio está usando combinações inovadoras de processamento e novos desenvolvimentos no campo da tecnologia de membranas. Ao mesmo tempo, métodos rápidos e confiáveis estão sendo desenvolvidos para o controle de processos e para monitorar a qualidade dos parâmetros relevantes de higiene.

Os resultados estão sendo implementados na estação de tratamento de água de Nordenham, na Baixa Saxônia, em colaboração com o OOWV. Este piloto começará a operar em julho de 2017. O projeto incorpora as membranas da LANXESS, incluindo os novos produtos ULP. "Estamos estudando o comportamento de incrustação e rejeição de nossas membranas em testes práticos de longo prazo", explica Scheffler.

Para informações detalhadas sobre as novas membranas LANXESS e sua extensa gama de produtos de tratamento de água, acesse http://lpt.lanxess.com.

Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de 7,7 bilhões em 2016 e cerca de 19.200 funcionários em 25 países. A empresa tem representação, atualmente, em 75 locais de produção ao redor do mundo. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. Por meio da ARLANXEO, a joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um fornecedor líder de borracha sintética. A LANXESS está listada no índices líder de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSJ World) e FTSE4Good.

LANXESS - Contatos com a imprensa:

Virta Comunicação Corporativa

Fernanda Arantes – fernanda.arantes@virta.inf.br