2016-05-17

Concurso Ciclo Verde - edição Ciclo da Sustentabilidade

Estão abertas as inscrições para a iniciativa que mobiliza pessoas, ONgs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los.

Cidades do sul e Duque de Caxias recebem o Ciclo Verde – edição Ciclo da Sustentabilidade

A iniciativa tem como objetivo registrar, em um documentário de 52 minutos, a história, processo de implantação e resultado de projetos que incentivam comportamentos sustentáveis.

A cidade de Duque de Caxias (RJ), Montenegro, Nova Santa Rira, São Leopoldo e Triunfo (RS) recebem o Concurso Ciclo Verde – edição Ciclo da Sustentabilidade, iniciativa que irá selecionar projetos que incentivem comportamentos sustentáveis relacionados à economia/eficiência energética, uso racional de recursos ambientais, água, reciclagem, biodiversidade, mobilidade urbana, educação ambiental e agricultura. Os projetos selecionados receberão um apoio financeiro de R$10 mil reais e apoio técnico de uma consultoria especializada.

A iniciativa é  voltada a pessoas físicas, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), coletivos, associações, cooperativas, grupos, entre outros.

As inscrições se iniciam no dia 4 de abril e permanecem abertas até o dia 325 de maio. O processo seletivo é composto por 3 fases. A primeira delas é o recebimento das inscrições. Em seguida será realizada uma pré-seleção feita pela equipe técnica do projeto e pelo diretor do documentário. Os projetos que passarem pelo crivo da curadoria técnica participarão de uma curadoria presencial, composta por representantes das empresas patrocinadoras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, imprensa local e da sociedade civil. As cerimônias de premiação ocorrem de 30 de maio a 15 de junho.

Os projetos vencedores, além do apoio financeiro e técnico, terão suas histórias retratadas em um filme de 52 minutos no formato de documentário e ganharão um vídeo institucional próprio.

O Ciclo Verde é uma iniciativa que mobiliza pessoas, ONgs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los.

O Ministério da Cultura, em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Duque de Caxias, apoiam a iniciativa, unindo esforços ao patrocínio das empresas LANXESS e ARLANXEO.

As empresas LANXESS e ARLANXEO assumem seu compromisso de estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que ajudem às comunidades participantes a enfrentarem os desafios cotidianos relacionados a Mobilidade, Urbanização, Agricultura e Água.

SERVIÇO:

Site do Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde: www.ciclodasustentabilidade.com.br

Site do Ciclo Verde: www.concursocicloverde.com.br

Facebook Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde: www.facebook.com/ciclodasustentabilidade

Facebook Ciclo Verde: www.facebook.com/concursocicloverde

Período de inscrição: 04/04 a 25/05

Inscrições pelo site do Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde

Público alvo: pessoas físicas, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), coletivos, associações, cooperativas, grupos, entre outros.

Sobre a LANXESS

A LANXESS é líder em especialidades químicas com vendas de aproximadamente EUR 8 bilhões em 2015. Atualmente conta com cerca de  16.300 funcionários em 29 países.  A companhia possui 52 unidades de produção ao redor do mundo.  O core business da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de plásticos, borracha e intermediários e produtos químicos especiais. A LANXESS é uma companhia membro do Dow Jones Sustainability Indez ( (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good Index.

No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 10 unidades de negócio, possui aproximadamente 1.100 funcionários, 7 unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ) e Cabo de Santo  Agostinho (PE).

Sobre a ARLANXEO

A ARLANXEO é líder mundial na produção e comercialização de borracha sintética com vendas de cerca de 2,8 bilhões de euros em 2015, 3.800 funcionários e presença em nove países, com mais de 20 unidades de produção. O principal negócio da empresa é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de borracha de alta performance para uso em automóveis, indústria pneumática, indústria de construção cívil, e as indústrias de petróleo e gás. A ARLANXEO foi estabelecida em abril de 2016, uma joint venture da LANXESS e Saudi Aramco.

• Gallery