2015-08-10

LANXESS Aumenta as diretrizes para 2015 após um forte segundo trimestre

• Novas orientações para o ano de 2015: EBITDA pré-excepcionais esperados entre 840 e 880 milhões de euros
  • As vendas no Segundo trimestre de 2015 aumentaram em cerca de 4%, para 2,1 bilhões de euros
  • EBITDA pré-excepcionais aumentaram em 13%, para 270 milhões de euros
  • O lucro líquido aumentou substancialmente por cerca de 58%, para 870 milhões de euros
  • Processo de conquista de Mercado no negócio de borracha iniciado

Depois de um forte Segundo trimestre, a empresa de especialidades químicas LANXESS mais uma vez elevou a sua orientação para o ano de 2015. A empresa agora espera atingir EBITDA pré-excepcionais dentro da meta de 840 a 880 milhões de euros. Ela já havia assumida que o EBITDA pré-excepcionais para o ano inteiro seria de 820 a 860 milhões de euros.

"LANXESS está voltando cada vez mais ao curso certo. No segundo trimestre deste ano, registramos um ótimo resultado operacional no qual todos os segmentos da nossa empresa contribuíram”, disse Matthias Zachert, Presidente do Conselho de Gestão Administrativa da LANXESS. “Com base nestes dados fortes e na rápida implementação do nosso programa de realinhamento, assumimos que o nosso resultado anual será maior do que o previsto”.

As vendas melhoraram em 4,3% no segundo trimestre de 2015 para 2,1 bilhões de euros, em comparação com os 2 bilhões de euros do mesmo trimestre do ano anterior. Volumes mais elevados e efeitos cambiais positivos mais do que compensaram a matéria-prima, induzindo preços de venda mais baixos. EBITDA pré-excepcionais aumentaram em 13%, de 239 milhões de euros para 270 milhões de euros. Este desenvolvimento foi impulsionado pelo aumento dos volumes, pelas economias geradas pelo realinhamento e pelos efeitos positivos a moeda devido ao dólar forte. A margem EBITDA pré-excepcionais subiram em conformidade para 12,8%, contra 11,8% no mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro líquido melhorou substancialmente, 58,2%, para 87 milhões de euros de 55 milhões de euros do ano anterior. O desenvolvimento operacional e recursos provenientes da venda de ativos não circulantes contribuíram para esse aumento.

Despesas de capital reduzidas significativamente

Em cerca de 1,4 bilhões de euros, os passivos financeiros líquidos foram quase no mesmo nível que no final de 2014. Após a conclusão dos grandes projetos na Ásia, as despesas de capital diminuíram em mais da metade no segundo trimestre em relação ao trimestre do ano anterior, de 154 milhões de euros para 73 milhões de euros. “As medidas de consolidação financeira que temos implementado como parte de nosso processo de realinhamento estão tomando efeito”, disse o CFO da LANXESS Michael Pontzen. “este desenvolvimento foi recentemente recompensado pelas agências de classificação Moody e Standard & Poors, quando ambos confirmaram a classificação do nosso grau de investimento como com perspectiva estável.”

Desenvolvimento empresarial por segmento

Maiores volumes, efeitos positivos da moeda e preços de matérias-primas induzidos a ficarem mais baixos caracterizaram o desenvolvimento dos negócios no segmento de Polímeros de Alto Desempenho, e o resultado geral em vendas foi de cerca de 1,1 bilhões de euros. Isto representa um aumento de 3,5% contra o ano anterior, de 1 bilhão de euros. EBITDA pré-excepcionais para esse segmento subiram 22,1%, para 149 milhões de euros, em comparação com os 122 milhões de euros do segundo trimestre de 2014.

À luz da continua boa demanda em quase todos os mercados consumidores, as vendas do segmento de Intermediários Avançados aumentou 3,1%, de 454 milhões para 468 milhões de euros. EBITDA pré-excepcionais para o segmento chegou a 80 milhões de euros, 2,6% mais elevado do que no anterior, de 78 milhões de euros.

O segmento de Produtos Químicos de Alto Desempenho também teve um excelente desempenho no trimestre com as vendas subindo 6,8%, para 553 milhões em comparação com os 518 milhões do ano anterior. EBITDA pré-excepcionais avançou substancialmente, 35,8%, em relação com os 81 milhões de euros do ano anterior, para 110 milhões de euros. Em especial, os preços baixos da matéria-prima e os efeitos positivos da moeda e da economia contribuíram para esta melhoria nos lucros.

O realinhamento permanece totalmente dentro do cronograma

O programa de realinhamento de três fases iniciado pela LANXESS no ano passado continua a progredir de acordo com a programação. A empresa já implementou com sucesso a primeira fase. As medidas da segunda fase, que visam melhorar a competitividade operacional, também já foram iniciadas. Elas incluem a reorganização das redes de produção dos seus tipos de borracha EPDM (etileno propileno dieno monômetro) e Nd-PBR (borracha de butadieno com desempenho à base de neodímio).

A terceira fase do programa está focada em melhorar a competitividade do portfólio de negócios, especialmente através de alianças potenciais no negócio de borracha. “Neste contexto, estamos atualmente envolvidos em discussões muito construtivas e assumimos que vamos obter resultados concretos no decorrer do segundo trimestre do ano” disse Zachert.

A LANXESS iniciou um processo de conquista de mercado para transferir seus negócios de borracha para uma entidade empresarial legalmente independente dentro do Grupo LANXESS. “Desta forma, estamos criando as condições que nos permitirá levar o negócio de borracha a uma aliança”, continuou Zachert. A nova entidade deve compreender a unidades de negócios de Pneus & Borrachas de Especialidade (TSR) e os Elastômeros de Alto Desempenho (HPE), com suas 20 instalações de produção e cerca de 3.700 funcionários, bem como apoiar as funções administrativas.

A LANXESS é uma empresa líder em produtos químicos de especialidade com vendas de 8 bilhões de euros em 2014 e cerca de 16.300 funcionários em 29 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de plásticos, borrachas, produtos intermediários e produtos químicos de especialidade. A LANXESS é membro dos líderes de índice de sustentabilidade do Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good.

Cologne,    6 de agosto de 2015
eic        (2015-00037e)

Declarações Prospectivas
Este comunicado de imprensa pode conter declarações prospectivas baseadas em suposições e previsões atuais feitas pela administração da LANXESS AG. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores poderiam resultar em diferenças relevantes entre os resultados futuros reais, situação financeira, desenvolvimento ou desempenho da empresa e as estimativas aqui fornecidas. A empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar estas declarações prospectivas ou adequá-las a eventos ou desenvolvimentos futuros.

Informação para editores:
Todos os comunicados de imprensa da LANXESS e as fotos que acompanham podem ser encontrados em  media.lanxess.com. Fotos recentes do
Conselho de Administração e outros materiais de imagem da LANXESS estão disponíveis em photos.lanxess.com. Os mais recentes materiais televisivos, arquivos de áudio e podcast podem ser encontrados em multimedia.lanxess.com.

Leia mais sobre a química da LANXESS em nossa Revista Online em webmagazine.lanxess.com.

Siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Xing:

www.twitter.com/lanxess
www.facebook.com/LANXESS