2014-04-04

LANXESS no American Coatings Show 2014, de 8 a 10 de abril em Atlanta, Georgia/EUA – World Congress Center, Hall C, Estande 1859

Soluções sustentáveis para clientes de tintas e revestimentos por todo o mundo

• Na American Coatings Show 2014 (ACS) em Atlanta nos EUA, a LANXESS apresenta materiais de proteção, bem como pigmentos orgânicos e inorgânicos que cumprem os mais altos requisitos de qualidade

A população mundial está crescendo, principalmente nas grandes cidades. Com produtos sustentáveis e inovadores, a empresa de especialidades químicas LANXESS está ajudando a tornar a vida nas cidades mais segura, saudável e confortável. Na edição deste ano do American Coatings Show (ACS) em Atlanta nos EUA, que acontece de 8 a 10 de abril, a empresa apresenta materiais de proteção, bem como pigmentos orgânicos e inorgânicos que cumprem os mais altos requisitos de qualidade. O foco será em produtos premium para a coloração e preservação de revestimentos, tintas e argamassas. "Nosso extenso portfólio e produtos de alta performance refletem ativamente a megatendência de urbanização. Fabricantes americanos de tintas e materiais de revestimento – que representam um segmento de clientes muito importante – também podem contar com nossos produtos, quando se trata de sustentabilidade", comenta Dr. Hans-Peter Baldus, que é responsável pela unidade de negócios de pigmentos nos Estados Unidos da LANXESS Pigmentos Inorgânicos (IPG).
Preparando o caminho para a certificação

No ACS, a unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos apresentará óxidos de ferro e cromo ecologicamente amigáveis sob as já estabelecidas marcas Bayferrox® e Colortherm® para tintas e revestimentos. Os pigmentos oferecem excelente resistência à luz, a intempéries e a materiais químicos. A atual gama de produtos compreende mais de 100 tonalidades produzidas a partir das cores básicas preto, vermelho, marrom, verde, amarelo e laranja.

Os sites de produção em Porto Feliz no Brasil e em Krefeld-Uerdingen na Alemanha são certificados pela SCS. A LANXESS Pigmentos Inorgânicos é a única produtora de pigmento do mundo a ter recebido este certificado. O Scientific Certification Systems, Inc. é uma das principais empresas de certificação independente e determina, por exemplo, a proporção de matérias-primas recicladas utilizadas em um processo de produção industrial. "Uma avaliação dos nossos processos revelou um teor de composição de material reciclado de mais de 92%. Este resultado excepcional traz uma grande contribuição para a nossa estratégia de sustentabilidade", afirma Joerg Hellwig, líder global da unidade de negócios IPG da LANXESS. "Como próximo passo, estamos planejando uma auditoria das nossas instalações locais no site de Jinshan em Xangai, na China”.

Pigmentos de operações de produção certificados SCS em conformidade com LEED são, portanto, seguros para a construção sustentável. Já presente em mais de 40 países, o sistema de certificação LEED (da sigla em inglês Leadership in Energy and Environmental Design) avalia e confirma a sustentabilidade ambiental, social e econômica dos edifícios em sua totalidade. Os parâmetros de avaliação incluem eficiência energética, conservação de água, redução de CO2, equipamentos e acessórios de interior ecologicamente amigáveis e o uso responsável de todos os recursos necessários. Com esta certificação, a unidade de negócios IPG da LANXESS permite que seus clientes possam desenvolver produtos finais ecologicamente amigáveis.

"A tendência de urbanização está impulsionando a demanda para a produção de pigmentos de óxido de ferro sustentáveis e ecologicamente amigáveis. Com a nossa nova fábrica em Ningbo estamos expandindo nossa rede global de produção para garantir um crescimento junto a nossos clientes", explica Hellwig . A nova fábrica com capacidade de produção de 25.000 toneladas/ano está sendo construída no parque químico de Ningbo, na costa leste da China, aonde a LANXESS irá fabricar pigmentos de óxido de ferro vermelhos de alta qualidade. Aqui, a empresa irá aplicar pela primeira vez o seu processo único Penniman com uma melhoria no tratamento da água e de gases residuais trazendo um alto nível de sustentabilidade ambiental. A planta se destaca pela sua particular eficiência energética, projetada para atender e superar as mais recentes normas ambientais. "Estamos muito orgulhosos em sermos o primeiro fabricante destes pigmentos vermelhos de tonalidade clara de uma forma ambientalmente amigável e consistente", Hellwig acrescenta. Os novos produtos de Ningbo serão comercializados mundialmente sob a marca Bayferrox® para uso nas indústrias de tintas e revestimentos.

Material de proteção prolongada com perfil toxicológico superior

No ACS, a unidade de negócios Material Protection Products (MPP) da LANXESS estará apresentando fungicidas de alta performance e algicidas que oferecem proteção antimicrobiana de longa duração para tintas, vernizes e outros revestimentos da construção. Conservantes da LANXESS ajudam as tintas durar mais tempo durante o armazenamento , previnindo a decomposição causada por microorganismos. Além disso, outros microbicidas asseguram as tintas e aos revestimentos uma película de proteção duradoura após a aplicação através da prevenção do ataque de algas e fungos ao filme . Produtos de marcas estabelecidas Preventol , Sporgard , Veriguard e Biochek vão estar em exibição . O conservante de filme seco Preventol A14- D - que agora está registrado na EPA nos Estados Unidos - será apresentado para o mercado americano pela primeira vez. A formulação VOC-free garante que algas ou mofos não possam crescer em revestimentos e danificar o filme seco.

O MPP também focará em conservantes na embalagem, livres de formaldeído e VOC-free, destinados a proteger tintas e revestimentos à base de água, ecológicamente amigáveis, do ataque microbiano por bactérias, fungos e leveduras.

Cores brilhantes, com excelente resistência à luz

A unidade de negócios Functional Chemicals (FCC) apresenta preparações pigmentárias à base de pigmentos orgânicos e inorgânicos de alta performance: são as linhas Levanyl e Levanox. Os aditivos da LANXESS tornam possível a obtenção de cores brilhantes com uma excelente resistência à luz.

Devido à sua alta resistência ao clima, as classes especiais como Levanox Yellow 6G -LF e o Levanox Azul 4G –LF, são ideais para uso em aplicações expostas a intempéries. Estas dispersões inorgânicas são especialmente tratadas para evitar sedimentações compactas de partículas mais pesadas. Isto significa que podem ser completamente homogeneizadas novamente por simples agitação, mesmo depois de um armazenamento prolongado.
.

LANXESS is a leading specialty chemicals company with sales of EUR 8.3 billion in 2013 and roughly 17,300 employees in 31 countries. The company is currently represented at 52 production sites worldwide. The core business of LANXESS is the development, manufacturing and marketing of plastics, rubber, intermediates and specialty chemicals. LANXESS is a member of the leading sustainability indices Dow Jones Sustainability Index (DJSI World and DJSI Europe) and FTSE4Good as well as CDP’s Climate Disclosure Leadership Index (CDLI).

• Gallery