Biografia Fritz Hofmann

Hofmann, que nasceu em Kölleda próximo a Weimar, no dia 2 de novembro de 1866, estudou em Klosterdonndorf e Schulpforta antes de fazer treinamento prático para farmacêutico em Göttingen. Depois disso, ele estudou farmácia em Berlin e então química em Rostock. Lá, ele recebeu doutorado “magna cum laude” em filosofia.

Antes de entrar para Bayer em 1897, ele lecionou por dois anos na Universidade Técnica de Aachen. Aos 85 anos de idade, Hofmann fez uma palestra em sua antiga escola sobre sua vida e trabalho de pesquisa sobre a borracha. A seguir algumas partes de sua palestra: “Como chefe de vários laboratórios de pesquisa, eu sempre procurava áreas promissoras de trabalho para minha equipe. Aqui (na fabricação de borracha sintética) eu vi a oportunidade de criar algo que não existia no meu próprio país, mas que ao mesmo tempo, o livraria da importação de um produto caro de países estrangeiros, que naturalmente eram abençoados por terem este material …Em resposta às minhas propostas por escrito … a  empresa Farbenfabriken em  Elberfeld concedeu-me uma quantia inicial de 1 milhão de Marcos a serem pagos em 10 parcelas anuais de 100.000 Marcos cada. Bem que teria sido bom se a quantia tivesse permanecido em 1 milhão. Pelo contrário, as necessidades instáveis das pesquisas consumiram muito mais que este montante... Então eu arrisquei, e pude ver os primeiros resultados após dois anos. Já no verão e outono de 1909, eu consegui protocolar a patente básica. Os especialistas tiveram que admitir que Fritz Hofmann tinha realmente produzido a borracha”.

Hofmann recebeu vários prêmios e títulos por seu trabalho científico: entre eles a Medalha Fischer de Ouro da Sociedade de Químicos Alemães, uma Placa Honorária da Sociedade Alemã de Borracha e a medalha de ouro Buna na Exposição Mundial em Paris. Ele morreu em Hanover em 1956, aos 90 anos de idade. Ele viveu o suficiente para ver o rápido desenvolvimento possibilitado por sua invenção.

Mais informações

  • Gallery