2016-08-11

Relatório Financeiro do primeiro semestre

A LANXESS divulgou o seu relatório financeiro do primeiro semestre do ano, no dia 10 de Agosto. Confira! LANXESS aumenta a previsão de lucro para 2016

• Grupo espera EBITDA pré excepcionais para 2016 entre €930 milhões e €970 milhões
  • “Novos” segmentos da LANXESS com boas perspectivas de negócios para o segundo semestre de 2016
  • Aumento do EBITDA pré excepcionais de 8,5% para €293 milhões em um 2º trimestre de 2016 muito bom
  • Maiores volumes, aumento da utilização da capacidade e estruturas de custos mais enxutas melhoram substancialmente a margem operacional para 15,1%
  • Passivos financeiros líquidos significativamente reduzidos para €198 milhões no 2º trimestre de 2016

A LANXESS, empresa de especialidades químicas, aumentou sua previsão de lucro para 2016. A empresa agora espera EBITDA pré-excepcionais dentro de um intervalo de €930 milhões e €970 milhões, principalmente devido às boas perspectivas de negócios nos "novos" segmentos da LANXESS para a segunda metade do ano. Anteriormente, a LANXESS tinha assumido lucro entre €900 milhões e €950 milhões.

Em um forte segundo trimestre de 2016, o EBITDA pré-excepcionais aumentou em 8,5%, para €293 milhões, em comparação com €270 milhões um ano antes. A margem EBITDA pré-excepcionais melhorou em relação ao ano anterior, de 12,8% para 15,1%. O bom desempenho geral foi devido principalmente ao forte desenvolvimento dos "novos" segmentos da LANXESS Advanced Intermediates, Performance Chemicals e High Performance Materials.

"O forte resultado operacional resultou principalmente de maiores volumes, estruturas de custos mais enxutas e um mix de produtos melhor alcançados pelos" novos "segmentos da LANXESS. Isso mostra que o nosso realinhamento nos permitiu criar uma organização poderosa e eficiente, e que estamos operando nos mercados certos, com os produtos certos ", disse o Presidente do Conselho de Administração da LANXESS, Matthias Zachert. "Estamos muito otimistas com a segunda metade do ano e esperamos que a “nova” LANXESS melhore os lucros em relação ao ano anterior. Embora a dificuldade permaneça no negócio de borracha, estamos elevando novamente nossa previsão para o ano inteiro ".

A LANXESS espera fechar a aquisição do negócio Clean and Disinfect da empresa química Chemours, sediada nos EUA, até o final do terceiro trimestre, o mais tardar. A aquisição será contabilizada nos lucros por ação da empresa no primeiro ano fiscal. A expectativa é que o negócio adquirido registre uma contribuição anual ao EBITDA de cerca de €20 milhões, que será gradualmente aumentada como resultado dos efeitos de sinergia para cerca de €30 milhões até 2020.

No segundo trimestre de 2016, o lucro líquido ficou em um bom nível da ordem de €75 milhões. Também neste trimestre, a LANXESS, dediziu pela primeira vez uma parte dos lucros da Saudi Aramco, para a sua participação de 50% na ARLANXEO, a joint venture de borracha sintética. A receita de €87 milhões no mesmo período do ano anterior incluiu também o lucro da venda de ativos não correntes. Ajustado para itens excepcionais, o lucro líquido totalizou €76 milhões, em comparação com €67 milhões no trimestre do ano anterior. O lucro por ação pré-excepcionais foi de €0,83, depois €0,73 um ano antes.

As vendas do grupo caíram 7,7% no segundo trimestre de 2016 para €1,94 bilhão, em comparação com €2,1 bilhões no trimestre do ano anterior. Preços de aquisição mais baixos para as matérias-primas foram repassados aos clientes. Os volumes maiores não conseguiram compensar as reduções de preços e o efeito cambial ligeiramente desfavorável do dólar americano.

LANXESS praticamente sem dívidas

Em 1º de abril de 2016, a LANXESS recebeu cerca de €1,2 bilhão da Saudi Aramco para sua participação de 50% na ARLANXEO. Este pagamento reduziu substancialmente o passivo financeiro líquido da LANXESS no final do segundo trimestre, para apenas €198 milhões. Em dezembro de 2015, os passivos financeiros líquidos da empresa ainda somavam cerca de €1,2 bilhão. Em maio, a LANXESS também acrescentou €200 milhões aos seus ativos de pensões da Alemanha. "Nosso balanço é forte e sólido", explicou o diretor financeiro da LANXESS, Michael Pontzen. "Criamos, assim, uma excelente base para o desenvolvimento da empresa."

Segmentes: “Nova” LANXESS está se desenvolvendo com solidez

As vendas no segmento Advanced Intermediates diminuíram em 5,3%, de €468 milhões para €443 milhões. O EBITDA pré-excepcionais somou €88 milhões, 10% maior do que o nível de €80 milhões do ano anterior. Os volumes mais elevados e a maior utilização da capacidade, em particular, tiveram um impacto positivo nos ganhos. A margem EBITDA pré-excepcionais de 19,9% ficou acima do alto nível de 17,1% registrado no trimestre do ano anterior ".

O segmento Performance Chemicals registrou um ligeiro declínio de 1,8% em vendas, em relação ao ano anterior, de €553 milhões para €543 milhões. No entanto, o EBITDA pré-excepcionais aumentou em 3,6%, para €114 milhões, em comparação com €110 milhões um ano antes. Maiores volumes, um melhor mix de produtos e taxas de câmbio favoráveis tiveram um impacto positivo no lucro. A margem EBITDA pré-excepcionais aumentou de 19,9%, para sólidos 21%, até agora o valor mais elevado na história da empresa.

As vendas no segmento High Performance Materials diminuíram em 5,8 % para €275 milhões devido aos preços das matérias-primas, uma queda dos €292 milhões no trimestre do ano anterior. EBITDA pré-excepcionais aumentou em substanciais €12 milhões, ou 36,4%, para €45 milhões. A margem EBITDA pré-excepcionais de 16,4% ficou significativamente acima dos 11,3% registrados no trimestre do ano anterior. O foco do segmento nos plásticos de alto desempenho está, portanto, tendo um impacto cada vez mais tangível sobre a lucratividade.

As vendas no segmento ARLANXEO sofreram queda de 14,1%, para €670 milhões de euros, em comparação com 780 milhões de euros um ano antes. O EBITDA pré-excepcionais chegou a €95 milhões depois de €116 milhões no trimestre do ano anterior. A pressão contínua sobre os preços das borrachas sintéticas teve um efeito decrescente, assim como a queda de produção em um dos principais fornecedores na Ásia. Em contrapartida, a margem EBITDA pré-excepcionais no segundo trimestre ficou em nível relativamente elevado de 14,2%, em comparação com 14,9% no mesmo período do ano anterior.

A LANXESS é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de €7,9 bilhões em 2015. Atualmente conta com cerca de 16.600 funcionários distribuídos em 29 países. A companhia está presente em 52 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de intermediários químicos, especialidades químicas e plásticos. Através da ARLANXEO, a joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é uma importante fornecedora de borracha sintética. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e FTSE4Good.