2013-05-04

LANXESS adota ação contra fraca demanda. Vendas caíram devido a um ambiente de mercado fraco.

• Queda de 12% no faturamento do 1º trimestre, para € 2,1 bilhões
  • EBITDA pré-excepcionais do 1º trimestre sofre queda de 53%, para € 174 milhões
  • Redução de 87% no lucro líquido do 1º trimestre, para € 25 milhões
  • Negócio de agroquímicos apresenta desenvolvimento robusto
  • Previsão para o 2º trimestre: EBITDA melhorará sequencialmente, mas abaixo de € 220 milhões
  • Previsão para 2013: aumento na demanda no segundo semestre do ano; EBITDA deve ficar abaixo de € 1 bilhão
  • Demais medidas planejadas para melhorar a competitividade

A LANXESS registrou lucro menor no primeiro trimestre de 2013, conforme o esperado, devido a um ambiente de mercado fraco, especialmente nas indústrias de pneus e automóveis.

Faturamento do primeiro trimestre sofreu queda de 12% em relação ao ano anterior, para € 2,1 bilhões, principalmente devido aos volumes menores e queda nos preços de venda. EBITDA pré-excepcionais recuou 53%, comparado ao mesmo período do ano anterior, para € 174 milhões, e esteve, portanto, dentro da variação de meta entre € 160 milhões e € 180 milhões, comunicada em março. O resultado operacional foi diminuído pelos efeitos programados únicos de € 30 milhões para o início das operações da nova fábrica de borracha butílica em Cingapura e a conversão para a tecnologia Keltan ACE na fábrica de borracha de EPDM em Geleen, Holanda.

O negócio de agroquímicos, bem como a forte posição da empresa na região da Ásia, provou ser um dos fatores de estabilização no primeiro trimestre. A margem EBITDA do Grupo sofreu queda, de 15,5% para 8,3%. O lucro líquido recuou em 87% em relação ao ano anterior, para € 25 milhões.

"Nós não estamos imunes a uma queda acentuada na demanda, mas estamos respondendo de forma pró-ativa, como sempre", disse o CEO da LANXESS, Axel C. Heitmann. No início do ano, a LANXESS iniciou paralisações temporárias nas unidades do segmento Performance Polymers, em linha com sua política comprovada de gestão flexível de ativos e custos. Agora, medidas adicionais estão previstas no segmento Performance Chemicals.

"Essas medidas não são projetadas apenas para alcançar economias de curto prazo. Nosso objetivo é aumentar a competitividade dos nossos sites internacionais neste segmento em médio e longo prazos", disse Heitmann.

A LANXESS também está reduzindo seu orçamento de despesas de capital para 2013 para € 600 milhões, ante o nível planejado anteriormente entre € 650 milhões e € 700 milhões.

Dados financeiros

Como esperado, os passivos financeiros líquidos aumentaram no primeiro trimestre em comparação com o final de 2012, ou seja, em 21%, para cerca de € 1,8 bilhão, principalmente como resultado do aumento do capital de giro. O fluxo de caixa operacional foi negativo em € 160 milhões, devido ao resultado operacional fraco juntamente com o capital de giro mais alto.

"Atualmente, vemos um aumento do endividamento líquido no primeiro semestre do ano, o que é típico para nós. Nossa posição de financiamento, no entanto, é sólida e permanece segura para o longo prazo. Nós também estamos exercendo uma rigorosa disciplina de gastos ", comentou o CFO da LANXESS, Bernhard Duettmann.

Evolução do faturamento regional

O faturamento sofreu queda em percentuais de dois dígitos em todas as regiões, exceto na Ásia-Pacífico, onde o faturamento manteve-se praticamente no mesmo nível em relação ao ano anterior, em € 530 milhões. A participação da região no faturamento do Grupo subiu para 25%, ante 23 % no mesmo trimestre do ano anterior.

EMEA (Europa, excluindo a Alemanha, Oriente Médio, África) foi a região mais forte, respondendo por aproximadamente 30% do faturamento, comparado a 29% no ano anterior. O negócio na região sofreu uma queda de 11%, para € 623 milhões.

A participação da Alemanha no faturamento do Grupo foi de quase 18%, comparado com 17% há um ano. O faturamento na Alemanha sofreu queda de 11%, para € 370 milhões.

A LANXESS gerou cerca de 15% do faturamento do Grupo na região da América do Norte,  contra 18% no mesmo período do ano passado. O faturamento recuou 23%, para € 327 milhões. Essa queda deve-se principalmente ao fato de que as matérias-primas foram utilizadas para consumo cativo em vez de vendê-las externamente.

O faturamento na América Latina caiu 19%, para € 245 milhões. Participação da região no faturamento do Grupo foi de 12%, contra 13% no período do ano anterior.

Nos cinco países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o faturamento sofreu queda de 11% em relação ao ano anterior, para € 492 milhões. Estes países foram responsáveis por 24% do faturamento do Grupo, comparado com 23% no primeiro trimestre de 2012.

Desenvolvimento de negócios nos segmentos

No segmento Performance Polymers, o faturamento recuou cerca de 18%, para € 1,1 bilhão. Aqui, uma queda de preços de venda, como resultado da redução dos preços das matérias-primas, levou a um efeito de preço negativo. Além disso, os volumes caíram por conta da menor demanda das indústrias automotiva e de pneus. EBITDA pré-excepcionais caiu 56%, para € 112 milhões. Os lucros sofreram uma diminuição, devido aos efeitos únicos mencionados acima de € 30 milhões.

O segmento Advanced Intermediates teve um desenvolvimento estável, em vista da demanda sólida para agroquímicos. O faturamento subiu 1% no  primeiro trimestre de 2013, para € 433 milhões. Os preços mais altos das matérias-primas foram repassados totalmente para o mercado. Comparado com o forte período do ano anterior, no entanto, os volumes recuaram como resultado da fraca demanda das indústrias de construção civil e de tintas. EBITDA pré-excepcionais aumentou em € 1 milhão, em relação ao trimestre do ano anterior, para € 71 milhões.

O faturamento no segmento Performance Chemicals diminuiu em 7%, para € 520 milhões. Os volumes diminuíram, como resultado da fraca demanda do setor de construção, devido ao longo inverno, e das unidades de negócios ligadas à indústria de pneus. Os preços de venda mantiveram-se estáveis. EBITDA pré-excepcionais, em € 51 milhões, foi € 32 milhões abaixo do valor do período anterior.

Previsão

Para o segundo trimestre, a LANXESS prevê uma ligeira melhora nos negócios. "A fraca demanda das indústrias de pneus e de automóveis persiste, mas a redução dos estoques dos clientes está diminuindo. Atualmente, nós prevemos que EBITDA pré-excepcionais no segundo trimestre melhore sequencialmente, mas ainda assim ficará abaixo de € 220 milhões", disse Heitmann. Um montante de encargos excepcionais, de dois dígitos em milhões de Euros, será alocado para as medidas adicionais.

Heitmann: "O ambiente de mercado continuará a ser fraco e volátil, com persistência da baixa visibilidade. No entanto, nós esperamos uma melhora da economia no segundo semestre deste ano. A Ásia, particularmente a China, vai ter um desempenho substancialmente melhor, ao passo que as condições de mercado na Europa continuarão difíceis". A LANXESS prevê que a demanda por defensivos agrícolas permanecerá forte e antecipa uma recuperação moderada na indústria da construção. As megatendências da mobilidade, agricultura, urbanização e água permanecem intactas.

A LANXESS agora prevê EBITDA pré-excepcionais abaixo de € 1 bilhão para o ano de 2013 e confirma as suas metas de médio prazo para o EBITDA de € 1,4 bilhão e € 1,8 bilhão em 2014 e 2018, respectivamente.

• Gallery