LANXESS worldwide

Corporate Website en | de

Interactive Worldmap

Find all the contact information for the LANXESS sites worldwide

find out more
Contact worldmap

Megatendência água

A escassez de água potável tornou-se um problema global.

A escassez de água potável tornou-se um problema global. O crescimento populacional, a poluição do ar e as mudanças climáticas vão agravar a situação e, especialmente, as megacidades terão de gerenciar a sua água disponível com cuidado.

Os produtos e processos da LANXESS já são utilizados no tratamento de água em todo o mundo, ajudando as empresas e as comunidades a utilizar a água de forma tão eficiente quanto possível. Estes produtos têm um papel importante na purificação e tratamento de água potável, águas residuais, e água de processo industrial. Água cristalina para megacidades de hoje e do futuro.


 

Soluções inteligentes da indústria química são necessárias para enfrentar os desafios associados à megatendência da água. Como um dos maiores e mais inovadores fornecedores do mundo de produtos para remover substâncias tóxicas, nocivas e prejudiciais da água crua, de processo e de águas residuais, a LANXESS tem um papel fundamental no mercado. Os produtos e soluções da LANXESS ajudam a dessalinizar a água, mantê-la livre de substâncias nocivas e bactérias para todos os tipos de aplicações industriais, e produzir água limpa para os seres humanos e animais beberem.

Tratamento de água de ponta da LANXESS

A água é necessária para toda uma série de aplicações que vão muito além de nossas necessidades diárias de consumo. E as demandas dos diversos ramos da indústria são diversas e também são um desafio. Em usinas de energia, por exemplo, depósitos de calcário precisam ser removidos de forma sistemática, porque eles prejudicariam significativamente a operação da planta, podendo até danificar os componentes. O princípio é o mesmo para as aplicações de grande e pequena escala. Eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça e máquinas de café, duram mais tempo se a água contiver apenas pequenas quantidades de calcário dissolvido.

 

 

O amaciamento necessário é conseguido, por exemplo, utilizando resinas de troca iônica da unidade de negócios Liquid Purification Technologies da LANXESS, que são vendidas sob a marca Lewatit®. Em termos simplificados, as resinas de troca iônica são pequenas pérolas com um diâmetro entre 0,3 e 1,2 milímetros que absorvem partículas positivamente ou negativamente carregadas (íons) e liberam outras partículas em troca. No entanto, os fabricantes de produtos de semicondutores e painéis solares precisam de mais do que apenas água livre calcário.

 

 

Eles dependem de água ultrapura, que é livre de praticamente todos os corpos estranhos. Isso não é surpreendente, porque mesmo uma única molécula estranha poderia causar um curto-circuito e, portanto, um defeito irreversível nos componentes. As resinas de troca iônica podem atingir este nível de pureza, também.

Transformando a água salgada em água potável 

Muitas regiões em todo o mundo dependem da dessalinização da água do mar ou água salobra para produzir água utilizável. Exemplos incluem a península Arábica, norte da África, e até mesmo partes dos Estados Unidos e Austrália. É aqui que a tecnologia de osmose reversa eficiente entra - um processo que envolve forçar a água através de uma membrana semipermeável em alta pressão.

 

Esta membrana é estruturada de tal maneira a bloquear certos íons, removendo assim substâncias como o sal, mas também outros íons como boro ou silicatos de água. A unidade de negócios Liquid Purification Technologies da da LANXESS fornece elementos de membrana de alta performance sob a marca Lewabrane®. Dependendo da intensidade do uso, estes elementos podem produzir água isenta de sal ao longo de um período de muitos anos.

Combatendo o arsênico com óxido de ferro

Em algumas partes do mundo, a água subterrânea a partir da qual as pessoas obtêm a sua água potável está contaminada com arsênico, um semimetal tóxico. Exemplos incluem Argentina, Chile, o oeste dos Estados Unidos e partes da Mongólia e do sudeste da Ásia. Na maioria dos casos, esta toxicidade se desenvolve naturalmente sob a forma de íons presentes na água subterrânea, mas em casos isolados, as pessoas também são parcialmente responsáveis pela contaminação. O Bayoxide E 33 da unidade de negócios Inorganic Pigments da LANXESS é uma solução eficaz, econômica e eficiente para a remoção desta substância nociva. Os grânulos porosos adsorvem o arsênico, mas também outras substâncias indesejáveis na água, como o chumbo e fosfato. Consequentemente, eles também são adequados para a purificação de águas residuais industriais em todo o mundo.

Bom condicionamento - bom para o meio ambiente 

A unidade de negócios Functional Chemicals da LANXESS sabe muita coisa sobre o condicionamento de água. Seu portfólio inclui Bayhybid® e Baypure® que, ao contrário das resinas de troca iônica, simplesmente "escondem" em vez de absorver os íons. Isto evita, por exemplo, a formação de sais, como carbonato de cálcio com baixa solubilidade em água. Como resultado, os depósitos em tubos e caldeiras são efetivamente descartados. Ambos os produtos têm uma ampla gama de aplicações.

 

Enquanto o Bayhybid® é utilizado, por exemplo, para o tratamento de têxteis antes de tingir e como um retardante de ligação em argamassa e concreto, o Baypure® é utilizado principalmente como um agente dispersante para o endurecimento de água em máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça, e também nos circuitos de refrigeração de água. Os dois produtos compartilham um benefício comum, pois a sua composição significa que eles são completamente inofensivos ao meio ambiente, quando liberados em águas residuais após o uso.

Favoritos
Páginas favoritas
Enviar

Fale com a LANXESS

* = Campos obrigatórios