LANXESS Brasil
LANXESS worldwide

Corporate Website en | de

Asia

EMEA

Americas

Interactive Worldmap

Find all the contact information for the LANXESS sites worldwide

find out more
Contact

Diversidade

A diversidade é um tema de extrema importância para LANXESS, já que, muito mais do que atender a requisitos legais, se trata de promover a interação com o diferente, expor as pessoas ao contraditório, em prol de resultados cada vez mais produtivos à companhia. Consideramos a diversidade como uma vantagem estratégica. Sendo assim, valorizar uma cultura organizacional que está aberta a todas as pessoas – independentemente de idade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, limitações ou ideologia – faz com que nos tornemos mais inovadores, encontrando melhores soluções para os nossos clientes, e acolhedores, com efeitos positivos na retenção de talentos promissores.

Temos a ciência de que não basta reunirmos em nossa equipe colaboradores diferentes entre si. Portanto, trabalhamos continuamente para promover ambientes inclusivos, por meio da conscientização das equipes sobre a importância da diversidade e os desafios que ela traz para a gestão,  do engajamento da liderança em relação à construção de um time diversificado e, também, ressaltando a importância da nossa Cultura de Performance, na construção de um ambiente respeitoso e profissional. Cultivamos ambientes que possibilitem aos colaboradores a livre expressão e a livre associação, trazendo à tona pontos de vista distintos, e, assim, gerando, entre outros tantos benefícios, a motivação profissional.

Esses conceitos estão enraizados em nosso valores, ou seja, reconhecemos e valorizamos a diversidade dentro da companhia. Um dos nossos focos globais é a diversidade de gênero.  Estabelecemos várias medidas para aumentar a proporção de mulheres nas posições de liderança da LANXESS ao redor do mundo. Um exemplo do compromisso da LANXESS com esse tema foi o estabelecimento, em 2012, de uma meta global de 20% de participação de mulheres na gestão média e alta da companhia até 2020.

Uma ferramenta importante para permitir que alcancemos essa meta é o programa “XWork – trabalho flexível”, cujo objetivo é criar uma cultura de formas flexíveis de trabalho, para atingirmos um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Outro bom exemplo é o que temos na LANXESS da Índia, onde outros projetos de estímulos vêm acontecendo, como a iniciativa “Quebrando os estereótipos” para o avanço profissional das mulheres, ocorrida em 2017, que chegou a ganhar o prêmio “Mothers Working & AVTAR Best Companies for Women in India”.

Na LANXESS Brasil, diversas medidas vêm sendo implantadas e outras estão em estudo, para dar apoio à estratégia de diversidade do grupo. Algumas medidas já implantadas são a opção por até metade da carga horária semanal em “home office” para pais e mães nos primeiros 90 dias de retorno ao trabalho e processos seletivos que privilegiem a diversidade entre candidatos finalistas. Além disso, estamos desenvolvendo parcerias com consultorias e associações especializadas na colocação profissional de grupos considerados minoritários em nossa sociedade.

Em nosso programa de estágio, a maior parte do processo seletivo é feita online, possibilitando uma grande interação com as novas gerações e fazendo com que o programa tenha uma maior abrangência junto às mais diversas universidades, saindo do conceito de seleção junto às chamadas “universidades de primeira linha” apenas, com o intuito de ter uma maior diversidade entre os candidatos.

Logo após o início da nova turma de estágio, diversos treinamentos são aplicados para ajudar na adaptação desse grupo ao mundo corporativo e ao desafio do convívio de diversas gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho, contribuindo para o sucesso de nosso programa!

Os resultados dessa visão e as iniciativas da LANXESS são positivas para todos. Os profissionais se sentem parte do negócio, podendo trazer suas perspectivas do mundo e suas ideias ao trabalho, além de se sentirem acolhidos e motivados. A companhia consegue atrair os melhores talentos, promovendo ambientes interessantes de reflexão e aprendizado dentro do espaço profissional. E, por fim, a sociedade também se beneficia, já que esse olhar a torna mais justa e inclusiva. A LANXESS, no Brasil e no mundo, está engajada nesse tema e aposta na diversidade como válvula para construção de um futuro promissor.

 

Oportunidades para Mulheres
Atualmente (base: Dez/18), na LANXESS Brasil,  25% das posições de liderança da companhia são ocupadas por mulheres. Globalmente esse número é de 19,2%. Mesmo estando num patamar acima da média mundial da organização, temos trabalhado de forma a possibilitar condições de trabalho que permitam que as mulheres possam ascender a posições de liderança.

Como um dos grandes desafios na ascensão profissional das mulheres é o período de gestação e o retorno ao trabalho, a empresa garante que, durante a gestação, haja flexibilidade para que a gestante possa realizar suas atividades, sem descuidar da sua saúde e da saúde do seu bebê. A LANXESS também implantou uma política de home office que estabelece até metade da carga horária semanal para mães nos primeiros 90 dias de retorno ao trabalho, permitindo que esse retorno seja gradual.

Para assegurar que oportunidades de carreira sejam oferecidas igualmente para homens e mulheres, na reunião anual da alta liderança da LANXESS Brasil, em que se discute o “pipeline” de talentos da organização, é avaliado o percentual de mulheres nesse “pipeline” e, se necessário, são avaliadas ações que garantam que todos os gestores levem o tema em consideração na construção do plano de sucessão da empresa. Atualmente, mais de 50% dos colaboradores identificados como de alta performance ou como talentos potenciais para a organização são mulheres, o que nos garante que haverá um aumento contínuo e sustentável de mulheres em posições-chaves da LANXESS Brasil.

 

Pessoas Com Deficiência
Foram estabelecidos, globalmente, princípios de trabalho flexível, que permitem à LANXESS atender a necessidades especiais e limitações de seus colaboradores, contribuindo para possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência.

Adicionalmente, a área de Recursos Humanos está desenvolvendo parceria com uma consultoria especializada na aquisição de talentos dentro do público PCD, cujo objetivo é ir além do cumprimento da obrigação legal, garantindo a representatividade desse grupo dentro de toda a organização, além de trabalhar na sensibilização junto aos gestores e na adaptação do ambiente de trabalho, para o melhor acolhimento desse grupo.

 

Inclusão na Base
A LANXESS acredita que, mais do que ações que possibilitem a identificação de talentos “plenos” dentro dos grupos de minorias, é importante trabalhar no desenvolvimento desses talentos no início da carreira profissional.

Buscamos incorporar novas tecnologias no processo seletivo de nosso programa de estágio, possibilitando uma grande interação com as novas gerações. Nosso programa também visa uma maior abrangência junto às mais diversas universidades, saindo do conceito de seleção apenas junto às chamadas “universidades de primeira linha”, com o intuito de ter uma maior diversidade entre os candidatos.

Dessa forma, no último processo realizado em 2018, 60% dos candidatos do processo (e dos estagiários efetivamente contratados) foram mulheres e em torno de 30% dos candidatos possuíam alguma bolsa ou contavam com algum apoio governamental para cursar a universidade. Isso demonstra o sucesso na abrangência do programa em atingir as mais diversas camadas socioeconômicas.

Logo após o início da nova turma de estágio, diversos treinamentos são aplicados para ajudar na adaptação desse grupo ao mundo corporativo e no desafio do convívio de diversas gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho, contribuindo para o sucesso de nosso programa.

Ao darmos espaço para a diversidade na base de nossos talentos, junto a ações de apoio aos profissionais “plenos”, estamos garantindo, não só a construção de um ambiente que viva a diversidade hoje, mas, principalmente, a sustentabilidade de um modelo de diversidade para as próximas gerações.

  • Gallery